terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Abertura

 Acho que essa é uma das partes técnicas da fotografia que mais gera dúvidas. A abertura do diafragma está diretamente relacionada com a velocidade e ISO (ou ASA). Assim como a velocidade, a abertura será sempre inversamente proporcional. Digamos que eu queira fotografar um splash (como mostrado no post anterior) minha velocidade precisa ser bem rápida, certo? Mas há um porém: a medida que optamos por essa velocidade maior, entrará menos luz durante esse processo. Então como concertamos isso? Bom, é aí que entra o ISO e o valor da abertura.
 Vamos pensar de um modo prático, toda vez que você optar por algo estará abrindo mão de alguma coisa. Exemplo: um ISO muito alto iluminará um ambiente fechado, que está com uma luz precária. Mas tem um porém: quanto maior for esse ISO maior será a granulação.
E em relação à abertura? Bom, quanto maior a abertura, ou seja: quanto menor o número ‘f’, menor será seu plano, ou seja: ao optar por um número de ‘f’ pequeno 1.8, por exemplo, grande parte da foto estará em desfoque. Mas e o que eu ganho optando por valores pequenos? Luz. Quanto maior a abertura do diafragma, mas luz consegue entrar.


Logo, esses três valores precisam se completar. Se estiver em um ambiente aberto, com sol, muito iluminado, posso optar por um ISO de 100 a 400, dependendo do nível de granulação que sua câmera oferece as fotos. Nesse mesmo ambiente o número ‘f’ poderá ser maior, em torno de 11, dependendo do assunto a ser clicado.
Se opto por uma paisagem, o f em 9 poderá deixar meu fundo sem foco ainda. Já em um retrato, o valor pode ser inferior a 9, sem oferecer partes em desfoque, ou optando por um f pequeno pode-se deixar apenas parte do(a) modelo(a) focado(a), a área dos olhos, por exemplo, para se dar mais ênfase em um olhar marcante, ou um sorriso, sardas, e por aí vai.
Ao optar por deixar entrar mais ou menos luz pelo diafragma vamos ter que compensar isso depois, seja com o ISO ou com uma velocidade menor.

A diferença entre a maior e a menor abertura

6 comentários:

  1. Gostei muito, sou iniciante nesse mundo da fotografia creio q essa seja uma das maiores se não a maior duvida de quem está começando.
    Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  2. Olá Marina. Legal a explicação, mas tem um pequeno equívoco quando você disse que "abertura será sempre indiretamente proporcional"... Afinal de contas, a relação entre os três ajustes citados será sempre direta.

    Não seria "inversamente proporcional"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, a expressão me fugiu na hora! Muito obrigada pelo toque. Farei a correção agora mesmo.

      Excluir
  3. Gente, não consegui nem ler o texto devido a essa foto de fundo :/
    Coloquem um fundo branco com opacidade 80% ou 90% quando for assim, essa foto é cheia de tons escuros e fica péssimo ler um texto preto em cima. #ficadica

    ResponderExcluir
  4. Bom, tenho que concordar com a Pâmela, o fundo do site esta atrapalhando muito a leitura. A assinatura de feed, ao menos comigo não ta funcionando. Tirando isso, seus textos são fantásticos!!!

    ResponderExcluir
  5. Ao rolar a página o fundo não acompanha, o que facilita a leitura, mas trocarei o fundo para que ninguém mais tenha esse problema.
    Muito obrigada por avisarem e pelo elogio também!

    ResponderExcluir