terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Exposição

 Então, o assunto de hoje é velocidade. Não coloquei esse tópico no último post porque tem muita coisa pra se falar apenas sobre um assunto.
 Muita gente já deve ter visto por aí algumas fotos de cenas meio ''irreais'' ao olho humano, e ficou se perguntando como se faz, ou até mesmo sabe com, mas nunca viu muita oportunidade para ter seu próprio registro fazendo uso dessa técnica, seja por falta de tripé, ou mesmo por preguiça, como é meu caso.
 Estava andando numa feirinha, por aqui, e lembrei que poderia fazer esse post quando vi uma roda gigante (em brinquedo) cheia de luzinhas.



O tal brinquedo. (velocidade 1/25, pra pegar ele parado)


Agora ‘brincando’ com a velocidade:



nessas a velocidade foi de 1.3 

 O que variou foi a abertura, e o fundo ficou meio tremido porque não usei tripé, mas quem tiver.... Fica bem melhor. 

Longa exposição:

 Agora se você quer captar todas as ações e luzes de uma determinada ação deve deixar a velocidade baixa e se puder ter a ajuda de um tripé ou superfície plana.
 O obturador ficará tanto tempo aberto que registrará coisas que o olho humano não é capaz de ver.

Foto por: Victor Silveira
(www.flickr.com/photos/vitinbinho)



 Já com a água eu usei uma velocidade bem alta, para congelar a ação (nesse caso 1/200)

 Muita gente não sabe, mas dá pra fazer isso com câmeras compactas mesmo, aquelas mais comuns, é bom olhar na configuração, se há alguma forma de ajustar isso, ou mesmo fazer alguns testes. Acho que dá pra ajustar a velocidade automática se deixar ISO no manual e deixar na opção macro também seria uma boa. Assim o f ficaria menor e a velocidade ficaria mais alta.



Foto por: Lipe Camargo

Essa foto foi feita por um dos meus contatos do flickr com uma Kodak EasyShare C813. Bom, é isso, boas fotos pra vocês! Se quiserem me enviem os resultados depois! :)

2 comentários:

  1. Oi Mari! ^^ Adorei o post, já tentei fazer o do slash, e olha, eu consegui, e foi com uma compacta. Mas era só um teste, tentarei mais vezes vê se me aprimoro. rs Beijos e boa sorte neste novo blog, que já vi que ta indo bem!

    ResponderExcluir
  2. Eu ja tirei uma assim de um parque, ficou muito interessante...

    http://www.flickr.com/photos/gabrielpiau/4331369188/in/set-72157623969885525/

    ResponderExcluir